100 Days of Code - Lições e Reflexões


"Não siga onde o caminho pode levar. Vá, em vez disso, onde não há caminho e deixe uma trilha." - Ralph Waldo Emerson

100 Days of Code

Caramba, cheguei ao relato de número 100. Felizão!

Cresci numa época de grandes transformações tecnológicas. Desde cedo fui apaixonado por videogames, joguei River Raid, Super Mario, Metroid. Conforme o tempo passava, mais eu me fascinava com o avanço tecnológico. Vi Matrix, joguei Final Fantasy VII, Vigilante 8 e muito mais.

Tudo indicava que eu seguiria o caminho da computação. O vestibular de Ciência da Computação e um trabalho na indústria do software pareciam estar no horizonte. No entanto, a vida tomou rumos diferentes e acabei trilhando outros caminhos.

A programação, por diversas vezes, bateu na minha porta. Ela até entrou para tomar uma café algumas vezes. No entanto, foi há pouco mais de um ano que algo mudou nessa relação. Decidi que era hora de seguir esse caminho e trabalhar com programação.

Hoje, estou escrevendo meu relato de número 100, compartilhando minha experiência ao estudar programação. Estou feliz e com a sensação de que estou fazendo o que sempre desejei. Me sinto mais autêntico, trilhando o meu próprio caminho. Um pouco ansioso com o que vem pela frente, determinado a seguir esse caminho e ver o que o futuro me reserva.

Lições Aprendidas

Nesses 100 dias, aprendi algumas coisas valiosas que têm me ajudado a progredir:

Estudar em Blocos de Tempo

No seu livro "Trabalho Focado", Cal Newport fala sobre a importância de criar blocos de tempo dedicados ao trabalho sem interrupção para maximizar a produtividade e a qualidade do que estamos fazendo.

Vivemos na época da distração e da correria. Reservar blocos de tempo para estudar é uma forma de cultivar nossa atenção e capacidade de aprender. Manter o celular longe, poucas abas abertas no computador, a porta fechada... enfim, são pequenas coisas que aos poucos me ajudaram a prosperar.

Ser Flexível e Manter o Foco no Longo Prazo

Costumo dizer que a vida adulta é um 7x1 todos os dias, então, os problemas aparecerão. Um filho que adoece, o carro que estraga, uma perda familiar, problemas de saúde, desafios no trabalho. Nem tudo sai do jeito que a gente quer, ter clareza para onde estamos indo e se manter no caminho ajuda a enfrentar esses obstáculos e manter a força de vontade para seguir em frente.

Terminar o que comecei

Todo dia surge um novo framework, uma lib, uma linguagem em alta. IA, Rust, Go, Python. Eu decidi estudar javascript e focar em desenvolvimento web inicialmente. Embora a vontade de estudar outras tecnologias fosse grande, sempre achei importante finalizar o que comecei (mas nem sempre foi assim).

Estudar uma linguagem por vez. Fazer um projeto por vez. A única coisa que muda é que posso estudar em diferentes fontes (livros, cursos, documentação oficial). A gente precisa se esforçar para manter esse foco, é muito fácil se perder nesse mar de oportunidades que é a programação web.

Bom, tem muito mais coisas que me ajudaram até aqui. Mas vão ficar para os próximos artigos.

Rumo aos 200 Days of Code

#vamo